ao ritmo de um chá…

Entre as mãos e a alma
uma chávena de chá
aquece    
e acalma,
infusão de natureza
que o corpo recebe
com paz
e gentileza!  

15 Dezembro – Dia Internacional do Chá 
Na origem deste dia dedicado ao chá não está propriamente a temática deste pequeno poema, ou seja o prazer de o degustar, mas algo mais profundo e que se prende com os problemas associados à sua produção, como é o caso dos direitos dos trabalhadores e preços justos na sua comercialização. 
Para nós é muito fácil ir a uma loja, adquirir um pacote de chá e apreciá-lo com toda a tranquilidade. Porém, esse gesto simples resultou do trabalho de muitos, por vezes sem condições nem direitos. Aliás, como acontece em muitos dos produtos que fazem parte da nossa vivência diária.
Por isso, lembrar a existência destes datas é importante e, no mínimo, podem-nos levar a reflectir sobre a origem de algumas das nossas escolhas.

15 thoughts on “ao ritmo de um chá…

  1. Bonito poema, gentil como sempre. Gosto mais de café, mas agora ando a beber uma infusão de gengibre e limão com mel, é picante e delicioso! O consumismo consciente, desde a origem até aos aditivos industriais, é mesmo necessário.

    Like

    1. É isso Guida, dentro do possível é importante estarmos atentos. Quanto ao chá, sou realmente fã…até porque não aprecio café. Para mim o café é uma espécie de remédio: apenas tomo quando tenho que ficar bem acordada!
      Obrigada e desejo um dia tranquilo.

      Liked by 1 person

  2. Chá sempre, de todas as formas e sabores, a qualquer hora, com boa poesia tanto melhor. 😊 Desconhecia que se comemora hoje o seu dia, mas como é uma bebida que aprecio muito, segui há pouco tempo um programa delicioso na RTP2: Uma chávena, mil histórias. Julgo estar disponível na RTPPlay.

    Like

  3. Sou tão fã de chá… todos os dias a seguir às refeições, duas chávenas por dia … raramente falho! Mas essa tua reflexão dá que pensar…

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s