pela chuva…

Sem querer entrar no campo da religião, matéria em que sou bastante neutral, acho muito curioso o facto da igreja, neste caso a católica ter santos associados a tudo e a mais alguma coisa.

Esta manhã, ao olhar para o Almanaque Borda D’Água verifiquei que ontem foi o dia de “Santa Escolástica, dispensadora da chuva”. Para além do nome ser deveras curioso, fui investigar e, segundo li, esta santa implorou uma tempestade com chuva para que o seu irmão – S. Bento – com quem se encontrava apenas uma vez por ano, fosse impedido de seguir caminho e pudessem ficar mais tempo a conversar. Em resultado desse pedido a chuva veio tempestuosa e eles conversaram toda a noite.

A partir daí, Santa Escolástica ficou associada a este evento.

Portugal e Espanha (para além de muitas outras regiões) estão a sofrer uma enorme e preocupante seca, sendo este um tema que está muito presente na mente e nas conversas dos seus habitantes.

Por ser um assunto demasiado sério, todas as abordagens e invocações são permitidas pelo que, fazendo um pouco de humor em dia de sexta-feira, creio que não fará mal pedir aos portugueses e aos espanhóis que recorram a toda a sua concentração e energia, e implorem à referida santa que distribua uma boa chuvinha por aqui e por todos os locais com forte carência de água.

Apesar do dia que lhe é dedicado ter sido ontem, 10 de Fevereiro…pode ser que se mantenha atenta e nos ouça se formos muitos. Nunca se sabe, não é?🤞

Com ou sem chuva, desejo a todos um tranquilo fim-de-semana!

Advertisement

19 thoughts on “pela chuva…

  1. Fiquei a aprender muito consigo. Obrigada Dulce! Em Espanha o dia do santo do José nome é quase mais importante que o dia do aniversário. Em França também festejam. O seu artigo alerta-nos para a seca em Portugal e Espanha. A situação é muito preocupante.

    Liked by 2 people

    1. Cada país com as suas tradições, mas não sabia realmente que o Santo com o nome de alguém poderia ser mais importante que o aniversário.
      Deve ser uma tradição muito associada à religião católica, tal como há em Portugal muitos “Josés e Marias Josés” que nasceram no dia de S. José – 19 Março – dia em que ,por isso mesmo, também se festeja o Dia do Pai.
      Obrigada Filipa e …esperemos que chova!

      Liked by 1 person

  2. A situação é já muito preocupante. Para lá das questões ambientais, sobejamente conhecidas e debatidas, é também preocupante perceber a ausência de civismo e a inexistência de hábitos e uma cultura de poupança, porque os bens são finitos. Numa região tão atingida pela seca como a nossa, é demasiado frequente vermos a água desperdiçada (nas ruas, nos quintais, nos consumos domésticos e também comerciais/industriais, etc). A fatura será cara e paga pelas próximas gerações. A foto é magnífica, bom fim de semana Dulce!

    Liked by 1 person

    1. Tudo o que a Antónia menciona são problemas muito sérios e que também estão presentes na minha mente, pelo que tudo faço, não só nesta fase difícil mas sempre, a fim de não desperdiçar esse precioso líquido.
      E penso muitas vezes no futuro do meu neto…e dos muitos netos deste mundo…
      Obrigada por complementar de uma forma mais séria o post, já que a minha abordagem foi propositadamente leve e de pré fim-de-semana!

      Liked by 2 people

    1. Neste momento creio que não haverá grande diferença entre o sul e o norte, já que a seca é grande e generalizada. Essa constatação é ainda mais preocupante.
      É certamente muito importante que cada um tenha “vontade” para alterar “hábitos” mais consumistas de água. Creio que será uma questão de respeito e de educação…mas por isso mesmo uma questão bastante complexa…
      Obrigada.

      Liked by 1 person

  3. De facto uma situação preocupante, Dulce.
    Devotos ou não, ninguém fica indiferente a estas alterações climáticas que estamos a vivenciar.
    Segundo a meteorologia está previsto chover no domingo aqui na minha região. A ver vamos☔

    Liked by 2 people

    1. Esta foi apenas uma forma diferente de abordar um assunto muuuuuito preocupante e que ultrapassa religiões e credos. Contudo, acredito que o pensamento e o acreditar têm muita força, em crentes e não crentes. Porque são formas de energia que nascem de todos nós.
      Esperemos Fernanda, que pelo menos chova por aí! Obrigada.

      Liked by 1 person

  4. It won’t do any harm, so why not try? We need that energy in the American west, too. A severe drought is the worst in over 1000 years in some places. I hope you get some rain soon!
    Your photo is great – you know I love that kind of image. 😉 Have a good week!

    Liked by 1 person

    1. A serious and worrying matter that, like others at the environmental level, is spreading in this world.
      Whether through faith or anything else, the important thing is that daily we don’t
      let’s forget to do everything to save so much precious liquid!
      Thank you.

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s