sono em dia

Entre o ter sono e dormir bem e o não conseguir dormir de uma forma tranquila e recuperadora existe um vasto leque de possibilidades. E de insónias também!

Admiro profundamente os que têm a capacidade de desligar da vida e do mundo e dormir sempre bem. Em todas as circunstâncias e seja onde for!

Gostaria imenso de ser assim!

Hoje, 18 de Março, é o Dia Mundial do Sono, uma data que pretende reforçar a importância da qualidade do sono para uma vida mais saudável e equilibrada.
Desenhos de Dulce Delgado (2009 e 2014)
Advertisement

18 thoughts on “sono em dia

    1. Neste momento, o que me ajuda a dormir um pouco melhor é não ver nem ouvir noticias ao fim do dia… e optar por actividades mais tranquilas. Ainda estou a aprender a lidar com os absurdos deste mundo….
      Obrigada e boa semana.

      Liked by 1 person

      1. Caro Estevam, eu não sei que idade tem, mas quando eu tinha, 20, 30, 40 ou 50 anos, nunca tive problemas em dormir. Só lá para os 60 é que começou a não ser tão simples e linear. Aliás, como acontece com muita gente que conheço. Além disso, nas mulheres, a menopausa cria muita turbulência, inclusivamente no sono.
        Espero sinceramente que o avançar dos anos não interfiram com o seu bom descanso.
        Boa semana!

        Like

      2. Este ano farei 50. Há 10 anos exatos, nasceu minha filha Sofia, de lá para cá sono ininterrupto ficou mais difícil. Depois do nascimento de Emmanuel, há pouco mais de 3 anos, ficou ainda mais complicado. Por isso,
        vinho e atividade física, além da poesia é o que me ajudam.

        Liked by 1 person

    1. Em situações normais, sendo muito regrada na hora de ir dormir, consigo descansar o suficiente. Mais difícil, é quando as perturbações do mundo e algumas da vida invadem o desejo de dormir…
      E volto a dizer: realmente admiro profundamente quem é imperturbável no dormir! Conheço alguns assim!
      Obrigada e desejo uma boa semana.

      Liked by 1 person

    1. Como eu escrevi no comentário acima, ter uma hora certa de ir para a cama ajuda muito, porque se cria uma rotina que neste caso é boa e benéfica. O meu corpo precisa dessa rotina. Já lá vai o tempo em ia para a cama a qualquer hora e sempre adormecia. Agora se faço isso, simplesmente durmo mal. E esta guerra em curso desestabilizou-me totalmente….enfim…
      Obrigada Silvana e desejo uma boa semana.

      Liked by 1 person

  1. Ahahaha acho que identifico muito neste post! E nos desenhos…. Tenho essa ‘sorte’ (pelo menos por agora) de dormir onde quer que seja.. Embora agora com um filho tudo seja diferente… ainda dou mais valor nem que sejam 5min de sono! 🙂 (adoro os desenhos! lembro-me deles…)

    Liked by 1 person

  2. Me too. I seem to cycle in and out of insomnia, having several bad nights each week for a month or so and then sleeping well for a time. I can’t seem to find a solution for those times (like last night!) when I just can’t sleep well. I hope you have a good rest tonight!

    Liked by 1 person

    1. My sleep is changeable and depends… I don’t know from what! Which is even more irritating.
      Sometimes what could be a reason to sleep poorly just isn’t. And the opposite also happens…
      Human beings, especially women (and their heads), are very complex…
      Thank you and I hope your next night is better!

      Liked by 1 person

      1. Right, sometimes it makes sense that you couldn’t sleep, other times it doesn’t. Sometimes I get lots of exercise and think that I will sleep well and I don’t. Impossible! My partner and I have a saying that we use all the time, with a laugh: “It’s very complex!” And, “There’s a lot we don’t know!” Simple words but they’re very useful – we throw them at everything. 😉

        Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s