passeando…

O rio Trancão, conhecido há muitos anos pelo seu alto grau de poluição, é um afluente do Rio Tejo com cerca de 30 quilómetros de extensão que desagua na zona oriental de Lisboa, mais precisamente em Sacavém.

Com a realização da EXPO’98 nessa área da cidade foi iniciada a sua despoluição, o que permitiu que actualmente seja um rio vivo e que as suas margens estejam em processo de requalificação para fruição da população, privilegiando nesses trabalhos técnicas de engenharia natural.

No âmbito desse projecto ficou disponível no final de 2021 um troço com cerca de 4km na região de Bucelas – identificado como Percurso Ribeirinho do Rio Trancão / ValoRio – uma obra realizada pela Câmara Municipal de Loures e que percorremos recentemente. É esse trajecto que hoje partilho apesar de ainda ocorrerem obras aquando desta visita.

Há troços em que o trilho se afasta do rio e passa inclusivamente na estrada, certamente por dificuldades de expropriação de terrenos. Abstraindo esse detalhe menos simpático, é no geral um percurso muito agradável, que percorre diversas zonas agrícolas. Destaque para as hortas e os vinhas, sendo provavelmente estas ultimas da casta arinto, típica da região e que dá origem ao vinho de Bucelas.

Entre o ir e o regressar ao ponto de partida (o percurso é linear), passaram algumas horas preenchidas com um bom respirar, muitas fotos e obviamente imensos detalhes para nos “perdermos”.



Em tons de azul termino, contrariamente ao que sucedeu neste passeio que começou com o céu bem azul e acabou com ele bastante cinzento e ameaçando chuva, circunstância que não passou de um pequeno detalhe num dia muito bem passado no meio da natureza!

Como nós apreciamos!🌼

Advertisement

22 thoughts on “passeando…

  1. Que delícia de passeio você me proprocionou, cara mia.
    Me fez pensar no Rio Pinheiros aqui de São Paulo que está sendo “recuperado”.
    Fico imensamente feliz de ver um rio voltar a vida e ver nossos atos serem corrigidos em tempo.

    Bacio

    Liked by 1 person

    1. Concordo, estas recuperações são uma alegria pois poderemos usufruir desses espaços sem cheiro/visões degradantes, e são uma excelente notícia para o ambiente deste planeta… infelizmente tão necessitado de boas notícias. Que assim continuemos!
      Muito obrigada pela presença e comentário.

      Like

  2. A preocupação com a natureza e o ambiente tem vindo a crescer, felizmente e por todos os motivos, e com ela as ações que fazem renascer esses locais, para que também nós, os humanos, possamos usufruir deles. Que belo passeio Dulce! Por cá também gostamos de caminhar na natureza e bem vemos isso, que a água é um bem cada vez mais escasso. Nota-se muito nos pequenos cursos de água.

    Liked by 1 person

    1. Cada vez mais sinto que não é preciso ir para muito longe para usufruir plenamente do que mais gosto, ou seja da natureza. Há sempre mais um recanto relativamente perto de casa a visitar (ou revisitar), sendo um prazer quando os encontramos equilibrados e não degradados.
      As autarquias portuguesas estão realmente a fazer um esforço evidente na preservação dos seus recursos naturais, o que é muito bom de constatar. A natureza e o planeta agradecem…e nós agradecemos ainda mais!
      Sobre essa falta de água que refere, é bem verdade. Esperemos que entretanto a chuva regresse pois continua a fazer muita falta por aí.
      Obrigada Antónia e bom resto de semana.

      Liked by 1 person

  3. Lindas fotos que nos levam também a passear por essa natureza de vinhas e riachos, aqui tão perto, e que bom saber que esse rio maltratado e nauseabundo, está a ser cuidado. Obrigado, um abraço.

    Liked by 1 person

  4. It may not be exactly what it was before people damaged it but it looks like this river is on its way to good health. What a nice walk to take at this time of year! I like the details you found, especially the flowers hanging over the boardwalk, the black and white bird, the insects mating, the flower caught in the fence, and all the sky photos. 🙂

    Liked by 1 person

    1. This river was really extremely polluted, so seeing it like this now made the walk even more pleasant.
      This bird is very common in Portugal. It is called “cartaxo-comum” and its scientific name is Saxicola rubicola.
      Thank you.

      Like

      1. It’s gratifying to see a place come alive again. Thanks for the bird name – I looked it up. It said the English name is stonechat because the call sounds like two stones rubbing together. Funny!

        Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s