experimentações #35

Se as férias anuais continuavam a dar origem a blocos com desenhos/registos, nos restantes dias do ano iam crescendo os cadernos com sketches diversificados e baseados em objectos comuns do dia-a-dia.

Em 2010, no entanto, apeteceu-me variar e resolvi começar a preencher um caderno apenas com desenhos de mãos, tendo por base o “modelo” sempre disponível: a minha mão esquerda. Sendo completamente destra, a mão direita era a activa e a esquerda sempre a passiva.

Desenhar mãos é bastante difícil, pelo menos para mim. Recordo que raramente ficava satisfeita com o resultado mas, sendo o objectivo apenas treinar e aprender, o meu “gostar” não era realmente importante. Digamos que funcionava apenas como incentivo. Como todos estes esboços eram realizados a caneta, o que saía…era o que ficava.

Pontualmente, e já sem saber que mais posições arranjar para a mão, fixava-me apenas num dos dedos ou, para variar, num pé!

Guardo com muito carinho este caderno como exemplo da persistência e da motivação que então me moviam. Hoje já não tinha paciência para fazer isto, sendo talvez por isso que aprecio muito mais o seu conteúdo.

Bom fim-de-semana!🤗

Advertisement

11 thoughts on “experimentações #35

  1. Admiro-a. Eu seria incapaz de tal façanha. Por falta de jeito e paciência. O desenho é um dos meus calcanhares de Aquiles. Mas os artistas são assim, desenham e desenham sem cansar.

    Liked by 1 person

    1. Pois…concordo que para este tipo de desafio é necessárioa bastante força de vontade. Lembro-me que por vezes já estava cansada, mas tinha imposto a mim propria que este caderno seria apenas com este tema, pelo que não poderia desistir. E não desisti.
      Foi realmente um excelente treino da mão e da paciência!
      Obrigada Bea e um bom domingo.

      Like

    1. Uns ficaram melhor e outros pior, como sempre acontece. O importante é que estes objectivos a que nos propomos sejam cumpridos e que no final se sinta que aprendemos algo mais.
      Obrigada 🙏🧡🧡

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s