dia mundial do cinema

Há filmes e filmes…assim como há cinemas e cinemas.

Há filmes que enchem cinemas, há filmes que são marcos na nossa vida e há filmes que enchem o nosso coração mesmo que a sala esteja praticamente vazia.

Por muita evolução tecnológica que haja, não haverá qualquer sala de estar/televisão onde um filme possa ser sentido como numa sala de cinema. Isto porque lhe faltará…

… a dimensão

… o envolvimento

… o espaço

… aquele expectante deambular na procura do lugar que receberá o nosso sentir nas horas seguintes

… os espectadores

… a boa ou a difícil solidão de uma sala quase vazia

… aquele escuro que é mais escuro

… o olhar amplo, profundo e distante que nos levará a ver para além do écran

… o som envolvente

… etc,.

Hoje, 5 de Novembro, é o Dia Mundial do Cinema, um dia para relembrar os milhares e milhares de filmes já realizados e histórias contadas… a criatividade, o saber e a tecnologia que sempre os sustentou….os actores, os realizadores e todos os que contribuem para a sua concretização…as salas que os recebem…mas igualmente os espectadores que os visualizam e que os absorvem com todos os sentidos.

Por tudo isto, é também um dia para lembrar os risos, as lágrimas e as emoções sentidas perante um filme, o tanto que eles nos ensinaram e as recordações que a dupla filmes/cinema nos foi deixando ao longo da vida.

A visualização de filmes numa sala de cinema faz parte da minha vida. Desde bem cedo. Não vi nem vejo tudo o que desejaria…tal como no “filme da Vida” é impossivel concretizar tudo o que se gostaria!

Bons filmes e bom fim-de-semana!

Imagem retirada de https://www.dn.pt/cultura/durante-tres-dias-bilhetes-de-cinema-vao-custar-apenas-3-euros-15274655.html

9 thoughts on “dia mundial do cinema

  1. Outro dia, descobri aqui o dia da fotografia e hoje descubro o dia do cinema. Gosto imenso disso. Faz tempo que não vou ao cinema. li dias atrás que precisamos readquirir o hábito de ir ao cinema. Eu preciso reaprender muitas coisas porque fiquei preguiçosa. Prefiro o conforto da minha telinha… vamos ver o que o ano que vem apresenta. rs

    Bacio

    Liked by 1 person

  2. Gosto de cinema, é mesmo um dos meus passatempos preferidos. Não fui ao cinema cedo. Não vejo muitos filmes. Mas é sempre um prazer ir ao cinema. Talvez maior por ir pouco. Não sei se aprendo com os filmes, a minha visão deles é apenas prazerosa, ouvir e ver uma história a ser contada. Mas há muito mau cinema, muito cinema assim assim, morno. Salvam-nos algumas fitas recentes e em maior número as antigas que já vamos deixando de encontrar.
    Agradeço ao cinema as horas que me proporciona e são só dele.
    Bom domingo, Dulce

    Liked by 1 person

  3. O importante é que continuemos a ir com prazer ao cinema, sejam mais ou menos vezes.
    No meio de tantos filmes que não interessam, sempre aparece algo que merece ser apreciado.
    Sim, concordo, vale a pena agradecer essas horas passadas num cinema!
    Muito obrigada Bea e bos semana!

    Like

  4. A chamada sétima arte é seguramente uma das que mais me deslumbra e não fora o post da Dulce nem me apercebia do “seu dia”. Concordo plenamente que vê-lo na grande tela tem outro encanto, outra emoção, uma outra dimensão, mas nem todos a temos “à mão”. Na minha cidade há cinema mas não como nos grandes centros urbanos, e a sala também não é convidativa, pelo que vejo mais em casa. Ainda assim, não deixo de me encantar muitas vezes. Boa semana! 🌸

    Liked by 1 person

    1. Infelizmente existem muitas desigualdades entre regiões e/ou cidades. Essa será apenas mais uma….
      O mais importante é que nos adaptemos tanto quanto possível às circunstâncias existentes e que esse encantamento seja realmente sentido em qualquer forma de visionamento.
      Obrigada Antónia e desejo igualmente uma boa semana! 🌰🍄🍂

      Liked by 1 person

Leave a comment