a fuga

Mantendo a tradição, também o jantar deste Dia de S. Martinho será passado com a família em redor de uma mesa com petiscos confeccionados pela minha irmã (contrariamente a mim, ela é perita nessa matéria!) e envoltos num ambiente de boa disposição.

Como sempre acontece as castanhas estarão presentes no menú……excepto estas duas que conseguiram fugir a tempo!😉

Um bom Dia de S. Martinho e, sendo sexta-feira, que o fim-de-semana seja calmo e a gosto de cada um!

🌰🍄🍂🍁🍷🍀🌞

Advertisement

19 thoughts on “a fuga

  1. Que alegria celebrar o S. Martinho em família! ❤️ E com petiscos ainda melhor! Em França não conhecem essa tradição. Hoje é feriado, mas por outra razão. Sorte tiveram essas duas 🌰 que escaparam au magusto. Bom S. Martinho e bom fim de semana Dulce.

    Liked by 1 person

    1. Todos os momentos em que estamos juntos são sempre uma alegria. E quando acontece à volta da mesa…a alegria é ainda mais “reconfortante”!
      Tiveram mesmo muita sorte estas duas, porque as restantes foram todas!😋
      Obrigada Filipa e um bom resto de fim-de-semana.

      Liked by 1 person

  2. Estou agora a lembrar-me que uma das atividades que fazíamos na escola primária, por aqui na Fajãzinha, por esta altura era pintar, desenhar e, em geral, preparar o magusto. A escola resumia-se a uma sala com um ou dois (os do meu ano eram 4) representantes de cada um dos 1.º ao 4.º anos! (Ainda hoje não faço ideia como a prof. Ilda conseguia gerir toda essa “diversidade”…). Para mim fazia-me confusão todo o cerimonial em torno das castanhas (que apareciam e eram consumidas com grande festa) uma vez que não temos castanheiros na ilha. Uma das várias tradições importadas do Continente, tal como a vindima (temos uvas, mas não produzimos vinho) que eram muito apreciadas. Votos de um bom S. Martinho com a família!

    Liked by 2 people

    1. Provavelmente essa “importação” de tradições seria uma forma dos florentinos se sentirem menos isolados do continente. Mas não deixa de ser estranho quando na ilha não existem castanheiros e as crianças nunca os viram…
      Ao ler o seu comentário também recordei a minha primeira classe que foi feita numa escola que já não existe nos arredores de Portimão e onde havia também uma unica sala e as quatro classes juntas. Uma confusão. No ano seguinte felimente já fui para a escola primária de Portimão. onde era um professor por classe.
      Enfim, muitas recordações…
      Muito obrigada e um bom resto de fim-de-semana.

      Liked by 2 people

      1. Para ser sincero, já não me recordo mas tínhamos uma série de atividades no programa anual. Eu acho que há castanheiros, mas não produzem nada… suspeito que deva ser do clima.

        Liked by 1 person

  3. Bom convívio e abraço para as manas…podem fazer um teatrinho da lenda de s.martinho, que “explica” este bom tempo, para o pequenito que ir habituando ao teatrinho escolar todos os anos repetido😆🧙‍♂️

    Liked by 1 person

    1. O pequeno ainda é pequeno para lendas. Para o ano talvez já goste de saber.
      Para já o que lhe interessa mesmo é petiscar tuuuuuuuuuuuudo…incluindo castanhas. Aquele vai a todas!
      Em nome das manas, obrigada pelo abraço! Outro de volta!🤗🤗

      Like

  4. Fiquei com “inveja”, boa, desse magusto em família 😊! Não sei se por aí também é tradição as castanhas serem regadas com água pé, mas só as castanhas já são um banquete! Boa celebração do S. Martinho e bom fim de semana Dulce 🍂🍷

    Liked by 1 person

    1. Porque a Antónia gosta muito de petiscos, partilho a ementa mais ou menos habitual: caldo verde com chouriço, chouriço assado, tábua de queijos, azeitonas temperadas, presunto, batata doce assada ou cozida, salada, pão variado, vinho e sempre uma novidade diferente, que este ano foram uns excelentes cogumelos recheados; e depois castanhas assadas e cozidas acompanhadas de jeropiga, peras bêbadas e ainda requeijão com doce de abóbara.
      Estava tudo óptimo e agradeço muito à minha irmã por ter paciência para fazer isto tudo para todos!
      E também agradeço o seu comentário e desejo um bom resto de fim-de-semana!🍄🍂🌰

      Liked by 1 person

      1. Isso foi um verdadeiro banquete, não faltou mesmo nada e seguramente que estava tudo delicioso! Eu adoro castanhas de todas as formas e feitios 😉 mas tenho de me conter porque fazem-me muito mal.. Belo magusto Dulce! 😊

        Liked by 1 person

  5. Na minha terra o S. Martinho celebra-se na noite da véspera, ou seja ontem. Usamos batata doce assada, maçã assada e, claro, as castanhas assadas. Com água pé ou jeropiga. Estava tudo nos conformes. Mas amanhã tb tenho uma festinha familiar, calhou ser no S. Martinho. Portanto, vai incluir castanhas regadas a Jeropiga.
    Que as nossas confraternizações familiares sejam agradáveis. E obrigada pelos votos. Vamos fazer por cumpri-los. As duas castanhas da imagem são mesmo amorosinhas, nem um herege comia as inocentes.

    Liked by 1 person

    1. Mais do que os petiscos que possam encher uma mesa, concordo que o mais importante são os momentos de partilha que ocorrem em seu redor. E com um neto de dois anos ´muito comilão por companhia, tudo se torna extremamente dinâmico e diferente. É engraçado e são momentos que não esquecem.
      Espero que as suas confraternizações familiares tenham corrido igualmente bem.
      Muito obrigada e um bom resto de fim-de-semana.🌰🍂🍄
      (e as inocentes continuam em fuga….😉)

      Like

      1. Os petiscos são a nossa desculpa e ajudam a fazer ambiente, que o objectivo é mesmo estarmos juntos. As crianças são bem que ainda não nos coube.
        Bom domingo, Dulce.

        Liked by 1 person

      1. We don’t see chestnuts very often in the US but my mother used to make a recipe that I believe she learned from her mother. It’s chestnuts in a cream sauce – you roast them in the oven first, then make the cream sauce and heat them in it. So good!! Maybe you know a similar recipe.

        Liked by 1 person

      2. I don’t know any similar recipe, but I don’t doubt it must be very good! Besides… our mothers’ recipes were always wonderful!
        Here, in general, chestnuts are eaten roasted, cooked with fennel or as an accompaniment to some dishes. There are also some sweets made with chestnuts, but I’m too lazy for all those things, so… I usually eat boiled or roasted. When they are roasted in charcoal, they are really excellent! I love them in Autumn days!😋

        Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s