

Pelo discretamente já passaram vários frutos e legumes vistos através daquele olhar curioso que me habita e que me permite encarar os alimentos comuns com um valor acrescentado e não apenas como algo efémero que se consome quase inconscientemente.
Sendo uma apreciadora incondicional de citrinos, hoje chegou a vez da tangerina, um fruto que me atrai pelo sabor e facilidade de consumo, mas também pela versatilidade que a sua forma oferece se decidirmos encara-la numa perspectiva mais lúdica.
Dir-me-ão alguns: para quê estar a perder tempo a brincar com os gomos de uma tangerina? E eu respondo: e porque não fazê-lo?
Certo é que, sempre que degusto esse fruto também me “alimento” da musicalidade da sua forma, um dom silencioso que apenas a curiosidade e esse “tempo perdido” me permitiu encontrar.
Passo a passo, partilho então um pouco do potencial artístico de uma tangerina!
















Depois….já fartas de tanta volta….transformaram-se em borboletas e voaram!

🤗🤗
Também gosto muito de tangerinas. E ainda mais de tangeras, uma outra variedade das “filhas” das laranjas que é muito comum por aqui. Mas como as apresenta teria pena de as comer! 😉Que artigo colorido e apetitoso! Mais uma vez a lembrar que a imaginação não conhece limites! Todas as composições são muito bonitas mas com a das borboletas também voamos, por isso é a minha preferida.🦋🍊
LikeLiked by 2 people
Ao longo desta “exploração citrina” percebi que poderia continuar e continuar…pois as possibilidades iam sempre aparecendo. Felizmente que as borboletas voaram…. e a brincadeira terminou! Também gostei particularmente desse momento!
O potencial do que nos rodeia é realmente imenso!
Muito obrigada🙂
LikeLiked by 2 people
Você é muito criativa. Que legal essas variadas formas idealizadas com os gomos de tangerina!!!
Ah, sobre a fruta, aqui vai uma curiosidade engraçada: jamais se poderá degustá-la às escondidas. O forte aroma, desde que se começa a romper a casca, logo toma conta do ambiente (rsrs). Não por acaso, ela ganhou um apelido ao menos aqui no Brasil, o de “mexerica”!
LikeLiked by 2 people
Prazer em saber da “mexerica”! Estamos sempre a aprender, não é?
É realmente um fruto bonito, muito aromático, saboroso, facil de descascar…e também muito versátil na sua forma.
Obrigada pelas palavras e conhecimento acrescentado!
LikeLiked by 1 person
As tangerinas existiam-me para serem comidas e olhadas, são um fruto bonito, aromático e que rareia na sua pureza. Há abundância de variedades “atravessadas” entre tangerina e laranja. E nenhuma chega à preciosa tangerina ela mesma. Bem diz Eugénio de Andrade, “”tangerina, tangerina pura delícia da língua” (se não era assim, era parecido).
Não existe já nenhuma das nossas tangerineiras. Mas, mesmo sendo muitas e doces, com seu odor alcoviteiro, nunca eu me lembraria de lhes mudar os gomos em flor ou borboleta.
LikeLiked by 1 person
A nossa mente é um poço de possibilidades, por isso há sempre alguém a inventar/imaginar qualquer coisa a todo o instante. Eu simplesmente possibilitei que os gomos desta tangerina dançassem e voassem… quiça…que cumprissem um sonho!😉
Obrigada Bea e um dia feliz!
LikeLike
Um mundo melhor começa assim: criatividade e arte transformadora do literal à imaginação. Brilhante, Dulce.
LikeLiked by 2 people
Por momentos…. este meu mundo esquece simplesmente o outro, o que nos entristece e desgasta. E isso sabe tão bem! Além disso, esse desligar é sempre uma descoberta.
Obrigada Fernando, e um dia a seu gosto!
LikeLike
Você não está só kkkkkk e amei o texto e as reflexões. Abraço!
LikeLiked by 1 person
Ainda bem, assim sinto-me menos E.T….
Obrigada e um dia feliz!
LikeLiked by 1 person
Gosto imenso do gomos de laranja. Lembra-me a infância. Tinhamos um pé no quintal. As flores eram lindas e os frutos encantadores. Eu gostava de vê-los pendurados. Acho que foi uma das primeiras fotos que fiz.
E por que não amar gomos? rs
LikeLiked by 1 person
Laranjas…tângeras… ou tangerinas (para vocês parece que se chamam mexericas!)… são todas boas e saborosas companheiras da nossa saúde.
Por aqui adoraria ter uma casa com um quintal para poder plantar uma laranjeira, uma tangerineira, um limoeiro e uma figueira. Sonhos quem não os tem…
Obrigada e ….amemos o aparentemente indiferente!🙂
LikeLike
Em Gênova chamava-se mandarino, mas em outras regiões, chamam de tangerino. Cá em São Paulo, há vários nomes: mexericas é apenas um deles. Mas não me acostumo, admito.
LikeLiked by 1 person
Adoro!!! Que grande imaginação 🙂 Aqui em casa também há um devorador de tangerinas…. hei-de brincar com ele mostrando-lhe a versatilidade da tangerina dizendo que a avó é que me inspirou 😀
LikeLiked by 1 person
Podes tentar….talvez brinque um pouco…mas creio que rapidamente os gomos serão comidos, E lá se vai a “exploração”! 😅
Bjs doces e obrigada!🧡
LikeLike
Senti o cheiro aqui. Arte, sabor, saber e cheiro.
LikeLiked by 1 person
As “borboletas-tangerina” devem ter voado até aí!🤗
Obrigada e bom domingo.
LikeLiked by 1 person
🦋🦋🦋
LikeLike
This is delightful, Dulce! The butterflies are my favorite tangerine transformation. Tangerines have such a wonderful flavor, I like to think of you enjoying every bit after your photo session was done. 🙂
LikeLiked by 1 person
Of course they did, then they flew into my mouth!
I love tangerines…and this one was a good snacking companion!
LikeLiked by 1 person
Tão booommmm 🧡
LikeLike
Obrigada!🙏🙂
LikeLike
Olá Dulce.
Não sei porque razão deixei de conseguir segui-la😥.
Grande criatividade!
Achei muito interessante vaguear na arte da tangerina ☺️.
Esta exposição deixa-me muito mais satisfeita do que o degustar do fruto, pois não sou nada apreciadora,
Que bom regressar ao seu espaço que para além de discreto é muito enriquecedor.
Uma boa noite.
LikeLiked by 1 person
Que bom voltar a passar por aqui Fernanda! Eu achei um pouco estranho esse desaparecer repentino, mas era uma evidência que teria uma qualquer razão. Agora já compreendo.
Sobre tangerinas…paladares não se discutem. Mas ainda bem que apreciou o potencial artistico deste fruto!
Muito obrigada e desejo uma boa semana!
LikeLiked by 1 person