uma semana…

A imagem acima foi captada hoje ao nascer do sol, exactamente uma semana depois do conjunto de imagens que se segue e que, por diversos motivos, não consegui publicar no dia em que foi captado (quarta-feira, 18 Janeiro).

Como a beleza não tem data vou hoje partilhá-las, uma vez que a zona ribeirinha de Belém e os edifícios/monumentos que a pontuam são sempre um cativante lugar e um iman para o meu olhar.

Entre estes dois momentos…

…passaram precisamente sete dias;

…a terra deu sete voltas no seu eixo imaginário;

…nos relógios passaram 168 horas o que corresponde a 10 080 minutos;

…os dias cresceram alguns minutos, pois na foto de hoje o sol já nasceu nitidamente mais à esquerda do Cristo-Rei do que na imagem similar obtida no dia 18;

… as nuvens e a chuva desapareceram para dar lugar a dias muito frios e de céu limpo;

…centenas de aviões atravessaram este céu antes de aterrar no aeroporto de Lisboa;

…imensas pessoas passaram por aqui, simplesmente passeando, fazendo jogging ou andando de bicicleta/trotinete…

…e as aves que por aqui deambulam diariamente, como é o caso das gaivotas, guinchos, corvos marinhos, gansos do Egipto, pombos, melros, etc, continuaram as suas rotinas de sobrevivência.

Visto desta forma, sete dias parecem muito tempo…mas guardo a sensação que esses dias se esfumaram e quase não dei pela sua passagem, apesar de ser uma pessoa relativamente atenta.

Objectivamente esse tempo passou…passou mesmo…

…mas creio que ele correu mais rápido do que a minha Vida!

Advertisement

24 thoughts on “uma semana…

  1. Tenho trabalhado uma ideia na fotografia que é O Ontem. Na verdade, o ontem cristalizado através do tempo exatamente com as suas diferenças dia após dia. Teus registros são magníficos, são o ontem, o hoje e o amanhã. As das sombras me encantam. Teus posts são verdadeiras artes. Muito obrigado.

    Liked by 2 people

    1. Muito obrigada Fernando, fico contente ao ler o que escreveu e por ter apreciado o post. É sempre um desafio curioso este tipo de comparação que tem por base o espaço e o tempo.
      Um abraço!🤗

      Like

  2. Mas é que é mesmo verdade, os dias estão a crescer. “Janeiro fora, vai uma hora; quem bem contar, hora e meia lhe há-de achar”
    E as suas fotos continuam lindas e oportunas, Dulce.
    A nossa vida não avança ao sabor do tempo dos relógios ou do tempo da natureza. E parece-me que nem tem de avançar, é um ritmo todo outro. Ou talvez como cantava Miguel Torga “A vida é feita de nadas/ de grandes serras paradas…”

    Liked by 1 person

    1. Sinto-me um pouco menos ultrapassada pelo tempo…e por aquele tempo-relógio que ainda me rege os dias, quando me centro em pensamentos como esse do Miguel Torga que a Bea referiu.
      Aliás, ele é fundamental. É como um respirar fundo….e mais conscientes dos nossos “nadas” continuar pelos “nadas” da vida…
      Obrigada.

      Like

  3. Tanto a aurora como o crepúsculo fazem inveja de tão fotogénicos que são, nunca precisam de maquilhagem, estão sempre prontos, e são sempre admiráveis. Mas precisam de atenção, de quem os aprecie e lhes saiba captar a beleza e como já foi dito, os posts da Dulce são verdadeiras obras de arte! Quanto ao tempo, é verdade, corre à nossa frente…Os dias já cresceram e nota-se bem a diferença desde há um mês atrás. Como diz outro ditado “Dia de Natal, passadinha de pardal”. 😊

    Liked by 1 person

    1. Estes comentários de hoje estão ricos em provérbios,. Uma deliciosa sabedoria popular replecta de verdades!
      Creio que a minha relação com o tempo sempre dará azo a divagações, etc, etc A verdade é que ele sempre foge e não não chega para o que precisamos!
      Provavelmente temos que começar a querer menos dele……e a valorizar muito mais os “pequenos nadas importantes”!😉
      Obrigada e um dia a gosto!

      Liked by 2 people

  4. Um arrepio pousou em minha derme, cá. Fiquei a observar as nuances. Gosto quando a fotografia nos coloca diante de uma espécie de movimento que só existe porque estamos a nos mover ao redor do nosso próprio eixo imaginário.

    Viajei
    grata

    Liked by 1 person

  5. Belas imagens com um sensível texto. Esse tom de amarelo fez-me lembrar qdo decidi pintar aí a parede de um quarto em tons de amarelo. Não havia como não ficar alegre ao entrar nele. 🙂
    Sim, cada dia está crescendo, por isso espero tanto o dia 22 de Dezembro.

    Liked by 1 person

  6. Mas que linda manhã… e belas fotografias! sem dúvida que é uma bela maneira de começar um dia… mas a verdade que o tempo passa demasiado rápido…

    Liked by 1 person

    1. Diria que esta forma de começar muitos dos meus dias é um respirar fundo. Sabem mesmo muito bem estas paragens antes de ir trabalhar.
      Quanto ao tempo que foge..aproveitemo-lo conscientemente e o melhor possivel, não é?
      Bjs de mãe!🧡🧡

      Like

    1. Time, which is accelerating more and more, will always be a present theme as long as life allows me to walk around here…or at least as long as I’m sane!
      I almost can’t catch the time…but as long as I can “run” it’s good!😅
      Thank you!

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s