paz e luz

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Convivência em Paz e simultaneamente o Dia Internacional da Luz.

Se o primeiro é o que sempre se deseja, o segundo, para além da óbvia leitura de se referir àquela vital energia que está na base de toda a vida existente no nosso planeta, ao termo “luz”, metaforicamente falando, também podemos associar discernimento, claridade, transparência, clareza de espírito, desanuviamento, etc.

O que gostaríamos todos nós?

Apenas a possibilidade de ver aplicadas e com efeitos práticos as várias ideias associadas a este dia, num tempo em que a humanidade vive numa certa “escuridão” e numa absurda fase de conflitos intoleráveis e sem qualquer respeito pelos direitos humanos, pelo espaço de cada um, pelas diferenças de etnia, de religião, etc,.

Gostaríamos imenso que a “luz” iluminasse a “convivência em paz”……que a intolerância fosse neutralizada pelo discernimento….. que a falta de transparência fosse substituída pela clareza…

ou seja,

…assim como no nascer do dia da imagem acima em pouco tempo as nuvens deram lugar ao sol, seria tão bom que tivéssemos a capacidade de afastar as densas nuvens que ofuscam a tal “Convivência em Paz”, acto que permitiria uma verdadeira entrada de “Luz” sobre todos nós, especialmente sobre os muitos que sofrem neste momento.

Será isto desejarmos muito?