o bater do coração

No silêncio da noite e esperando
um adormecer que em breve surgirá,
ouço o coração
bater…
…por vezes com tal nitidez
e detalhe
que consegue ser perturbador.

A primeira sensação que me transmite
é de vulnerabilidade. Eu,
corpo e pensamento,
somos aquele coração, aqueles batimentos, aquele pulsar.

É ali,
naquele lugar que é meta
e ponto de partida do sangue
que me percorre loucamente o corpo,
que está o meu passado
o meu futuro
o meu tempo
os meus sonhos
o meu estar
o meu ser….

Ele bate, bate e bate…
em média 65 vezes por minuto (um pouco menos de noite)
…3900 vezes por hora
…93 600 vezes em cada dia
…e há mais de 66 anos que o faz.

Espantoso, simplesmente espantoso!
 
Nos caminhos da noite continuo a ouvi-lo…
…e apercebo-me dos seus pequenos desequilíbrios
algo perfeitamente compreensível
se pensarmos que é apenas um músculo
humano e sensível,
e não uma mecânica engrenagem
fria e metálica.

Em silêncio
agradeço-lhe o esforço,
assim como as inócuas palpitações que me oferece
de vez em quando.
Sinto-as como a sua forma de variar …
(de sair de uma rotina que a todos pesa…)
…ou então o seu modo de me relembrar
que está ali,
que é núcleo
e que é Vida.

Entretanto o sono chega …abraça-me….

E eu volto a agradecer-lhe com um último pensamento:
“Obrigada amigo,
até amanhã e descansa o que puderes!” 🧡

Dulce Delgado, Maio 2024

13 thoughts on “o bater do coração

  1. Julgo eu que só começando a envelhecer nos vamos dando conta do corpo e seus pormenores. Afinal todos sabemos que o coração é um músculo. Mas pensamos nele (ou noutro músculo ou osso ou o que seja) se algo num repente lhe acontece. De resto, ele vai batendo e nós confiamos que bata sempre, nem sequer lhe agradecemos o esforço contínuo. Pode ser um músculo mas está em exercício do nascimento à morte, não tem outro calendário. Um dia pára e em pouco mais que nada nos transforma. A esperança é que venha alguém ocupar no mundo o lugar que foi nosso; não como nós, antes sempre diverso.

    Liked by 2 people

    1. Os corações podem ser fisiologicamente todos parecidos, mas é o nosso que nos permite estar vivos e sermos o que somos, com todos os nossos defeitos e qualidades. E ninguém nos substituirá…apesar de não haver insubstituíveis… (esta frase daria para um post!😉)

      Pois é Bea, realmente a idade traz-nos uma atenção extra sobre esta preciosa “máquina”, coração incluído. E senti-lo com atenção…é uma verdadeira e intensa aventura!

      Muito obrigada e boa semana!

      Like

  2. De pensar que tudo isso acontece sem precisarmos controlar, espontaneamente, até quando dormimos. Quando o corpo sofre um corte, igualmente trabalha em sua regeneração espontaneamente independente de estarmos conscientes do processo. É para termos muita gratidão mesmo.

    Ótimo domingo!
    Catarina.🌺

    Liked by 1 person

    1. Este invólucro/corpo é mesmo uma verdadeira perfeição. Aliás, como toda a Vida que habita este planeta. O estarmos atentos já é uma forma de agradecer, não é?

      Obrigada Catarina e que seja uma excelente semana!🤗

      Liked by 1 person

  3. Do pulsar do meu coração até ao bater do seu coração é um percurso ainda longo, no entanto, tenho a certeza que até aí chegará a minha admiração pelas palavras que tão bem dedica a este órgão que nos dá vida e nem sempre recebe a melhor atenção.

    Sentida reflexão!

    Deixo à Dulce o desejo de uma boa semana prestes a iniciar!

    Liked by 1 person

    1. Obrigada Fernanda. Entre o pulsar e o bater, os nossos corações estão agradecidos e atentos à vida. É isso que não devemos esquecer, mas valorizar todos os dias.

      Boa semana, de coração alerta!😉

      Liked by 1 person

  4. Quase todos os nossos orgãos dão sinais e são fundamentais ao funcionamento desta máquina tão complexa que é o nosso corpo. Mas o coração tem uma função especial, única, é um grande maratonista! 🙂 Tem até várias funções, diria, e por vezes exigimos muito dele…sem dúvida, por isso há que saber agradecer-lhe e dar-lhe muita atenção. Sentida reflexão Dulce. ❤️ Votos de uma boa semana, com bons batimentos. 🌻

    Liked by 1 person

Leave a comment