dar vida

A maioria das pessoas que me acompanha na blogosfera terá mais de 45 anos, a idade limite, pelo menos em Portugal, para se ser dador de medula óssea. Os que ainda não chegaram a esse marco poderão sê-lo, bastando um simples teste ao sangue para saber se estão em condições de integrar a lista universal de dadores.

Através de uma amiga chegou-me às mãos um vídeo publicado recentemente por um jovem de 23 anos, o Simão Correia, que precisa de um dador compatível para tentar ultrapassar a sua grave doença. Decidiu não desistir e tem utilizado toda a sua energia e as redes sociais, nomeadamente a sua página no instagram, para partilhar o que está a passar e sensibilizar as pessoas a serem dadores de medula.  Nesse vídeo, para além da sua enorme força ele revela também os seus excelentes dotes musicais.

Curiosamente, a amiga que me enviou isto, passou ela própria por um processo semelhante. Numa das mensagens que trocamos, ela escreveu;

  ….e eu só quando me aconteceu fiquei mais informada…e beneficiei dum gesto de um qualquer cidadão americano que, mais informado que eu, se inscreveu como dador na sua terra…eternamente grata…

A maioria de nós não tem a obrigação nem a capacidade de fazer algo suficientemente importante que pontue a história do mundo. Nem ambiciona isso certamente. Mas poderemos eventualmente ser marcantes na vida de alguém e, dessa forma, humildemente contribuir para o mais importante: permitir dar continuidade a uma vida!

A minha amiga foi um caso de sucesso. Foi difícil, mas hoje está bem. Para o Simão Correia, como não poderia deixar de ser, desejo sucesso igual. A ele e a todos os que estarão em situação semelhante em muitos lugares do mundo, esperando e desesperando por um dador compatível.

Passei pelos 45 anos, ou seja pela possibilidade de ser dadora há quase vinte. Hoje lamento não ter estado suficientemente informada e sensibilizada sobre esta realidade. Foi uma oportunidade perdida.

Por isso, caso tenham entre 18 e 45 anos, dêem o vosso contributo. Se não estiverem nessa faixa etária estimulem os mais novos a fazê-lo. Porque alertar também é importante.

Obrigada Augusta, pelo teu importante contributo neste post! Um abraço!🤗🌼

E a todos os que o lerem, desejo um bom e saudável fim-de-semana!

Imagem retirada do site https://www.nit.pt/tag/simao-correia
Creio que apenas quem tem Instagram poderá ter acesso ao link acima com o video do Simão e com a sua bela forma de pedir que o ajudem. Se não conseguirem, creio que uma pesquisa na net ou nas redes sociais poderá permitir à sua visualização.