afectos com asas

A primavera é a estação do ano ideal para publicar este conjunto de imagens, época em que as energias de procriação atingem grande quantidade de seres vivos. Mas, acrescente-se, nem todas estas imagens foram captadas na primavera.

Como gosto muito de insectos, da suas formas, cores e detalhes, acabo por fotografá-los amiúde, o que leva a que de vez em quando os encontre a acasalar. Discretamente sempre tento “não incomodar”, apesar da presença de “observadores” ser bastante comum entre eles.

É muito importante valorizarmos esta classe de animais pela sua relevância no processo de polinização de uma boa parte das espécies vegetais, muitas das quais fundamentais na alimentação da humanidade. Além disso, ao se alimentarem de outros insectos e eles próprios serem alimento de outros animais, são uma componente importante no equilíbrio da natureza.

É comum ouvir dizer que não se gosta de insectos. Se esta ideia tiver adeptos entre os meus leitores, espero que pelo menos apreciem as fotos.

Acrescente-se que este post e este tema acabam por ser uma continuação de um outro publicado em 2019 a que dei o título de afectos primaveris.

Boa semana para todos!🤗

24 thoughts on “afectos com asas

  1. Uma orquídea seca e sem vida que hibernava em minha casa, recentemente tratou de enfeitar o ambiente com brotos e flores. Nem preciso olhar o calendário para saber que o milagre da primavera já chegou.
    Parabéns pelo post e pelas fotos, Dulce.
    Uma ótima semana!!!

    Liked by 1 person

    1. Que bom assistir a esse renascimento da sua orquídea aparentemente já seca. Agora só tem que lhe dar uns banhos de quando em quando para ela se ir mantendo viva e feliz!
      Obrigada e boa primavera…que estará certamente a ser passada em terras lusitanas!🌞

      Liked by 1 person

  2. Fotos adoráveis.
    Poxa! Os insetos são tão importantes para a natureza. Aqui São Paulo sumiram as lagartixas, as aranhas de jardim e aqueles tatuzinhos que viravam uma bolinha. Virou habito usar um tal controle de pragras: venenos de todos os tipos para que matam insetos e dizem que não prejudicam as plantas. Claro que fez surgir outro tipo de problema para o qual outro veneno foi adotado.
    Num país tropical, insetos existem aos montes, mas as pessoas, por não gostarem deles e não entender a impotancia, preferem matá-los, gerando um maldito desiquilibrio que eu nem sei se é possível de reverter.

    Boa semana para você

    Liked by 2 people

    1. É verdade, há muita falta de senso nesta matéria. O uso descontrolado de pesticidas a todos os niveis, só acarreta prejuizo para a natureza e, a médio/longo prazo para o futuro da humanidade.
      Daqui a alguns anos ou décadas, a comida que irá para os pratos já será toda artificial, geneticamente modificada…impressa em 3D com componentes artificiais…etc.
      Muito terá que será inventado para alimentar esta humanidade que não pára de crescer.
      Felizmente ainda estou a viver neste século XXI onde, no meio de tanta falta de bom senso existem maravilhosos insectos neste (ainda) belo planeta!
      Mas penso muitas vezes no mundo onde os meus netos irão crescer….
      Obrigada Luna e boa semana!

      Like

  3. Gosto de alguns insectos, como joaninhas que comem vários animais minúsculos que são verdadeiras pragas. Mas detesto gafanhotos por me comerem as flores, e desses de riscas vermelhas e pretas que não sei bem o que fazem às flores, mas não lhes dão muita saúde. Os caracóis não me importariam se não fosse a mania que têm de comer flores até ao caule e rendarem as folhas todas. Não aprecio moscas nem mosquitos. Sou das pessoas que não se dão muito bem com insectos que estragam as plantas e, entrando a minha porta, trato-lhes da saúde (exceptuo as abelhas). Mas o mundo não é mundo para ser ao nosso gosto. As fotos estão bonitas sim. E é como diz, são animais necessários, fazem parte.

    Boa semana, Dulce

    Liked by 1 person

    1. E eu não gosto de pulgas e mosquitos! Eles adoram a minha pele, mas eu detesto-os. A esses não tiro fotos!🙄
      Também me aparecem de vez em quando mosquinhas mínimas e piolhos pequeníssimos nas plantas/terra que tenho em casa. Vamo-nos tolerando mutuamente e as plantas não se queixam muito. Só muito pontualmente vou buscar o spray….
      Agora estes insectos que estão fora de casa, têm toda a minha solidariedade e apoio. Porque estes é que são realmente importantes no equilibrio da natureza.
      Obrigada Bea e uma boa semana para si!🍀

      Like

  4. Que lindas as fotos desses insetos. Deve ser bem difícil os fotografar sem os afugentar. Imagino que deva ser um processo o mais silencioso possível no manejo da câmera fotográfica.
    Feliz Primavera!
    E aqui continua quente 😁. Só um pouquinho mais amena a temperatura. Estou ansiosa pela chegada de um friozinho.
    Abraços
    Catarina

    Liked by 1 person

    1. Cada insecto tem um grau de tolerância à proximidade diferente. As borboletas, por exemplo, são das mais sensiveis. Creio que os insectos destas fotos estavam tão concentrados que não se incomodaram com a minha presença.
      Obrigada Catarina e espero que o fresco regresse em breve aos vossos corpos,… mas não aos corações!😉

      Liked by 1 person

  5. As fotos como sempre são maravilhosas, refletem muito talento e sensibilidade. Tem toda a razão Dulce, alguns insetos podem ser bastante incómodos mas são necessários ao equilíbrio ambiental e aos ecossistemas, como todos os outros animais.. A mim afetam-me particularmente os mosquitos pois sou sempre muito castigada com as suas picadas. Mas podemos repeli-los sem os eliminar porque a natureza, se o homem não intervir de forma indevida, trata do controle. E há insetos de grande beleza, como a Dulce lindamente nos mostra. Os meus preferidos são as borboletas e as libélulas mas as abelhas também são maravilhosas. Boa sexta feira e bom fim de semana Dulce!🦋

    Liked by 1 person

    1. Também eu não tolero mosquitos apesar deles me adorarem…🙄 Não perdoo o mau estar que sempre provocam na minha pele quando chegam a ela. E como, por diversas razões, não sou amiga de repelentes, por vezes a nossa relação é bastante difiucil…
      Mas gosto/gostamos imenso de insectos e é sempre um prazer andarmos a fotografá-los nos nossos passeios por aí.
      Ainda bem que apreciou as fotos destes preciosos animais que são realmente fundamentais
      no equilibrio da natureza.
      Obrigada Antónia e bom fim-de-semana!

      Like

  6. This is a wonderful collection, Dulce! Insects are having a very hard time in our world and they just don’t have the cachet of panda bears. We don’t know as much about them and even if we want to, I think it’s harder to protect them than to protect a big animal like a bear or even a whale. I hope they keep on doing what they were doing when you made these photos!! 😉

    Liked by 1 person

    1. Exactly!
      That they reproduce a lot and make lots of little insects, and that they don’t disappear with pesticides or adverse weather events. Only in this way can they be a fundamental point of balance in the nature where they live.
      Thank you and have a good weekend!

      Liked by 1 person

Leave a comment