o possível e o impossível

O meu olhar quase diário para o almanaque Borda d’água ofereceu-me a indicação que ontem,19 de Abril, foi dedicado a “St. Expedito, inspirador no impossível”. A curiosidade da frase levou-me a uma pesquisa adicional que me esclareceu ser o santo das causas urgentes, aquele a quem os fiéis recorrem em caso de aflição para aquilo que aparentemente não tem solução.

“Inspirador no impossível” … se algo à partida é impossível… irrealizável… impraticável…inexequível…poderá ter solução?

Acreditar ou ter fé em algo ainda possível de ter uma solução tem sentido. Dependa ou não de nós. Creio ser um sentir que faz parte da vida de todos em situações mais ou menos difíceis. Porém, haver um santo que inspira alguém no impossível é, no mínimo, estranho e difícil de entender. Pelo menos para mim, cujo limite é a fé e o ter esperança.

Com a frase “inspirador no impossível”, o almanaque Borda d’água – de que sou fã há décadas – mostra algo que muitas vezes esquecemos, como é a importância das palavras. Para mim, pelos poderes atribuídos ao santo, o correcto seria “St. Expedito, inspirador na aflição” ou” St. Expedito, inspirador nas dificuldades”. Para quem acredita em milagres e que o impossível tem solução, a frase estará certamente correcta.

Há sempre outras leituras possíveis para algo. Quem escreveu esta frase acredita certamente em mais do que eu acredito. A diferença está apenas aí, mas todos estamos certos.

Acreditemos no possível ou no impossível…que seja um fim-de-semana inspirador para todos!🤗

Imagem retirada do site https://www.mariahelena.pt/pt/news/oracao-a-santo-expedito-para-fortalecer-a-fe-

 

15 thoughts on “o possível e o impossível

    1. Eu não sei se aqui recorrem muito a ele…não faço ideia.
      Eu não o conhecia, mas realmente estas matérias de santos passam-me um pouco ao lado…
      Obrigada e desejo igualmente um bom fim-de-semana.

      Like

  1. Disse-me alguém há muito ano, que existe no Brasil uma Nossa Senhora dos impossíveis. Parece que tem muitos devotos. Já assisti a vários impossíveis que, por destino ou acaso se tornaram possíveis. Infelizmente não tenho arreigada a fé nos impossíveis, mas acredito que seja mais feliz e viva melhor quem a possui. A esperança, como aristotélica a vejo, situa-se no quadro do possível e confesso que descreio muita vez. A minha crença verifica que a fé move montanhas, mas duvida de si mesma; logo, nunca alcançará tal patamar. Mas, primária e essencial, há uma verdade inescapável: estamos vivos.

    Bom domingo, Dulce

    Liked by 1 person

    1. Cada um tem realmente as suas vivências e eu não encontro a possibilidade nos impossiveis. Creio é que tudo será mais ou menos possível. Até os acasos.
      Mas estas diferenças na forma de pensar/sentir tornam esse “estarmos vivos” que a Bea refere bem mais encantador.
      Obrigada pela presença e desejo-lhe uma boa e tranquila semana!🌼

      Like

  2. O Borda d’Água é uma enciclopédia de sabedoria popular, era quase uma Bíblia para os agricultores, o meu pai, não sendo agricultor de profissão consultava-a muito para as suas lides agrícolas, habituei-me a vê-lo lá em casa. Como a Dulce diz, é uma leitura de deliciosos detalhes. E se há um santo para quase todas as missões, este será então o 007 dos Santos! Boa semana Dulce!

    Liked by 1 person

    1. Essa do “007 dos Santos” foi de mestre, Antónia. Eu dou importância ao verdadeiro sentido das palavras e …este impossível “meteu-se” comigo…
      Obrigada por comentar e boa semana também para si!

      Liked by 1 person

  3. You make me smile, Dulce, because you question things but you also are open-minded enough to realize that what doesn’t work for you might work for someone else and that’s OK. It’s a big tent, as they say sometimes. There is lots of room for different view points (and I like your alternate text, too!). 🙂

    Like

    1. When we criticize, it is common sense to offer solutions or alternatives, isn’t it? That’s just what I did!😉
      And the important thing is that everyone feels good about what they believe. Thank you.

      Liked by 1 person

    1. Cada um tem a sua leitura e eu sou um pouco mais pragmática relativamente à palavra impossivel. Mas ainda bem que outros lhe dão outras leituras. Fica tudo mais equilibrado!
      Quando fiz este post não sabia que os brasileiros estavam tão próximos do S. Expedito. Mas agora compreendo, pois para vocês a fé tem raizes muito profundas.
      Obrigada! 🤗

      Like

Leave a comment