de volta (II)

O corpo e a mente não acompanham ao mesmo ritmo o regresso ao trabalho no pós-férias.
O primeiro adapta-se melhor e rapidamente reaprende as rotinas…mas a mente, bem mais dispersa, vagueia entre esses dois tempos num saltitar irrequieto que apenas o passar dos dias permite tranquilizar um pouco mais.
Como sempre me acontece, mais uma vez estive dentro desse filme em modo bem activo. Por vezes até cansa esse  “deambular” sem sair do mesmo sitio…

Entretanto, a transição vai acontecendo porque a realidade se impõe e exige atenção e concentração. Contudo, não obstante este voltar à realidade, de vez em quando surgem sentires…imagens…detalhes que nos levam a esses dias…..

…a visão da maré baixa (que adoro!)
…os longos areais e os passeios matinais à beira-mar
…o primeiro banho de mar do dia, logo bem cedo e que nos faz sentir em comunhão com a Vida e com tudo!
…dormir na praia (tão bom!)
…o sabor de inesquecíveis bolas de Berlim
…a satisfação de degustar deliciosas sardinhas assadas


…e aquele dolce far niente que só os dias de férias permitem!

E há um momento, muito especial e bem diferente deste tipo de sentires que não desaparecerá da memória: o da imagem que inicia este post!

Este guarda-rios pousou a pouco mais de dois metros do observatório onde nos encontrávamos no parque Ambiental de Vilamoura. Vi-o, mas logo me escondi parcialmente para que o meu companheiro, em boa posição e já com a máquina ligada o pudesse fotografar devidamente.

Dada a proximidade do tronco em que esta pequena ave se encontrava, se naquele exacto momento eu ligasse a minha máquina, certamente ele voaria pois são aves muito assustadiças e que reagem ao  mínimo gesto ou som em seu redor.
Para nosso deleite, ele permaneceu alguns segundos naquele tronco. Virou-se para um lado, depois para outro e foi lindo, pois nunca tínhamos visto esta espécie tão próximo e com tanto pormenor. Não o fotografei, é certo, mas não tenho pena. Por vezes é importante saber parar e não querer demais…para que não se perca tudo.

Fico muito feliz em partilhar esta imagem captada pelo meu companheiro. É dele, mas indirectamente também é minha. E ambos sabemos que este silencioso momento das nossas férias nunca será esquecido!

18 thoughts on “de volta (II)

  1. Pássaro muito original, o guarda rios. Do que li, ficou mesmo ligado a momentos especiais. Dos que, como diz a Dulce, se guardam e não apenas em foto. E se, em foto, é a importância pouco visível. Lá dizia o aviador mais conhecido da escrita.

    Liked by 1 person

    1. Diria que foi um momento alto de um gosto partilhado por ambos: a observação/fotografia de aves. Sim, a foto é importante, mas a emoção sentida foi muito maior!
      Obrigada Bea e um dia a gosto!

      Like

  2. Gosto tanto de guarda-rios que os coloquei num conto que escrevi, quase como personagem principal. Mas aqui para além dele ser bonito, é também a beleza do momento partilhado que sobressai, pequenas coisas que unem duas vidas.
    ~CC~

    Liked by 1 person

    1. Para já agradeço a passagem por este meu espaço.
      Os guarda-rios, porque são lindos, pequenos, extremamente rápidos e difíceis de fotografar, são especiais para quem aprecia a observação de aves. Daí este encontro ter sido tão marcante, emocionante, bem partilhado…e sem dúvida inesquecível!
      E os guarda-rios, com a sua “magia” especial, permitiram-lhe certamente fazer uma boa história!
      Obrigada 🌼

      Like

  3. Que lindo pássaro… eu gosto imenso de admirá-los, desde a meninice. O primeiro voo que apreciei foi de uma gaivota e me encantei pelo arrulhar delas. Aqui, em São Paulo são os sábias e os ben-te-vis que me encantam com seus vôos urbanos. São maravilhosos.
    Sabe o que eu digo a respeito da volta? Que o corpo chega primeiro e a alma vem depois, mais lentamente, apreciando o caminho. rs

    bacio

    Liked by 1 person

    1. Já vi imagens dessas aves que refere e são bem bonitas. Aliás, eu acho que todas têm a sua beleza e personalidade própria.
      Creio que é isso mesmo: a “alma” mais leve e volátil…flui…flutua…voa…e então “perde-se” no caminho de regresso!
      Muito obrigada pela presença e comentário.

      Liked by 1 person

  4. Que post delicioso, que bela imagem, parabéns!!!
    Achei curioso o nome guarda-rios. Claro, não sou pesquisador desses tipos de pássaros. Olhando agora, vi que se trata de “martim-pescador”, como chamado por aqui. Valeu!

    Liked by 1 person

    1. Sim, ele realmente tem duplo nome, mas neste lado do Atlântico é mais conhecido por guarda-rios. Aliás, um nome muito bem dado pois é um verdadeiro controlador das margens de rios e lagoas, que percorre a alta velocidade.
      Muito obrigada pelo comentário e desejo um dia feliz!

      Like

  5. A foto é deliciosa mas o texto é ainda mais. Cada vez estou mais certa que são estes “pequenos” momentos, muitas vezes inesperados mas partilhados, que constroem, dão corpo, ao que chamamos de “felicidade”. Resto de boa semana Dulce!

    Liked by 1 person

    1. Sem dúvida Antónia, estes momentos únicos e especiais são os chamados “picos de felicidade”. Algo que alimenta, constrói, unifica e faz crescer.
      Estejamos presentes, atentos e e eles acontecem. na verdade, são o melhor alimento que podemos dar a esta nossa existência!
      Muito obrigada e desejo um dia a gosto!

      Liked by 1 person

  6. Absolutely fantastic, Dulce! We have a relative of this bird here who is also camera shy. Kingfishers are wonderful birds…yours is beautiful and comical at the same time – those incredible colors and the big head – I love it. You were smart to stay quiet.
    What you said about the mind and body being out of synchronization when you get back from vacation is very interesting, too. A lovely post! 🙂

    Liked by 1 person

    1. The post-holiday is really a time to “fix” memories and feelings that continue to revolve around a body that is already stuck in its usual routine. A difficult time…
      Yes, we really enjoyed meeting our kingfisher friend!😊
      Thank you very much..

      Liked by 2 people

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s