ioga sentido

 

34a

(Este post complementa outros publicados com esta temática, em especial ioga III )

 

Como resiste à realidade e ao dia-a-dia, o bem-estar geral sentido após uma aula de ioga?

Diria simplesmente que a duração desse período está directamente relacionada com o tempo de prática desta actividade que, no meu caso, tem perto de dezoito anos, pelo que não estou a falar sem conhecimento de causa.

Nos primeiros tempos, o bem-estar sentido era efémero. Bastava o trânsito no trajecto para casa ou a ideia de uma ida ao supermercado, para terminar com a “magia” da aula de ioga. Digamos que era demasiado vulnerável e rapidamente absorvido pelos meandros dos momentos seguintes.

Porém, à medida que os anos foram passando, a sensação foi-se alterando progressivamente. É certo que foi muito lentamente, mas começou a suceder o processo inverso, ou seja, o bem-estar da aula de ioga, começou a “absorver” e a resistir à realidade dos dias e da vida. Digamos que foi calmamente integrado a todos os níveis e formando uma espécie de “almofada” que atenua as dificuldades, os choques, as irritações, etc, etc. No geral, tudo é sentido, olhado e compreendido com outra postura, relativizando as situações e tentando dar-lhe o devido valor. Ou colocando-as no lugar que devem ocupar.

Isto não significa que se fique imune ao que nos rodeia ou a pairar por aí. Nada disso. Antes pelo contrário. Significa sim, que se está muito mais atento e com uma maior consciência do mundo em que estamos integrados e, simultaneamente, uma maior consciência do nosso corpo e das suas capacidades e limites. Também as “dores e resmunguices” que ele sempre nos oferece são percepcionadas e aceites de uma forma mais consciente e dialogante. Para quê nos zangarmos, se é ele que nos permite estar neste mundo? Temos é que o ir tratando o melhor possível, ter cuidado com o que lhe damos de alimento e levá-lo ao médico quando realmente não o entendemos.

Para concluir, eu diria que a prática continuada de ioga permite uma harmonização geral com esta vida que nos foi “emprestada”. Nesse sentido, temos que a tratar o melhor possível, tentando transformar/sublimar as energias menos boas que todos possuímos em algo de melhor, para que um dia, quando ela nos for retirada, possa continuar calmamente o seu caminho e a sua evolução.

 

 

 

4 thoughts on “ioga sentido

  1. Relato importante pois mostra o quanto são fundamentais a persistência e o acreditar no que se está fazendo para o objetivo ser atingido. A Ioga e a harmonização chegam com o tempo, como bem diz o texto, e também dentro desse tempo a compreensão para melhor tratarmos as energias que possuímos. Muito bom e rico post. Meu abraço acompanhado do desejo de feliz fim de semana.

    Liked by 1 person

    1. Peço desculpa por só agora responder, mas estive mais de dois dias fora de tecnologias, o que também é salutar de vez em quando. Estando de volta ao mundo…
      …o objectivo deste post é apenas partilhar a importância de persistirmos nos objectivos a que nos propomos e, neste caso específico, como essa persistência nos pode levar a uma forma de estar e reagir que é muito salutar para enfrentar o dia-a-dia.
      Hoje sei que estas técnicas têm efeitos práticos e objectivos, porque trabalham com energias que são a base do equilíbrio corpo-mente, a nossa estrutura base.
      Agradeço as suas palavras e, sendo segunda-feira, é a minha vez de desejar uma boa semana!

      Like

  2. Excelente o seu texto e relato, Dulce! Além do mais, serve para incentivar a quem ainda não se conscientizou sobre os benefícios dessas técnicas milenares de equilíbrio corpo-mente-espírito, das quais destacaria, além da Ioga, a Meditação.
    Parabéns!

    Like

    1. Fico feliz por o meu post ter agradado e quiçá, poder ser um incentivo aos mais cépticos. Todas as técnicas que possam contribuir para o nosso equilíbrio e, indirectamente para o equilíbrio dos que nos rodeiam através das nossas pequenas atitudes, é importante.
      O espírito “merece” que equilibremos o nosso corpo e a nossa mente!
      Muito agradecida!

      Like

Leave a comment