arte subterrânea

Os parques de estacionamento subterrâneos são espaços fechados, geralmente escuros, bastante poluídos e cujo interesse é apenas o de permitirem estacionar um carro sem stress nem perda de tempo. O que se paga, é claro.

No âmbito dos muitos existentes na região de Lisboa há um que destaco pela diferença, uma vez que foi o único que nos fez andar a passear no seu interior para ver e fotografar as pinturas que ocupam as suas paredes. Refiro-me ao parque de estacionamento do Centro Comercial Alegro, em Alfragide.

Pelo facto de estar localizado no subsolo, os autores deste projecto focaram-se essencialmente nos organismos que habitam esses níveis da terra, como é o caso dos insectos, gastrópodes, fungos, etc. dando origem a uma curiosa galeria de arte subterrânea que surpreende quem frequenta este estacionamento e que revela pinturas com detalhes muito bem elaborados.

É um trabalho que resultou da criatividade de vários artistas – José Carvalho, Fredy Klit, Kruella D’Enfer, Mosaik, Regg, Tamara Alves e Violante – e foram patrocinadas pela Immochan (actual Ceetrus) em parceria com a Galeria de Arte Urbana.

Pela curiosidade e localização pouco habitual, e porque aprecio muito este tipo de arte, partilho hoje algumas das pinturas presentes nos dois pisos subterrâneos desse estacionamento.


Para além da formiga gigante com que iniciei o post, muitas outras passeiam por ali tranquilamente ou, pelo contrário, irrompem as paredes e encaram-nos de uma forma um tanto ameaçadora.

Caracóis diferenciados rastejam entre cogumelos e outros insectos…

Também há lagartos e lagartas mais ou menos ficcionados e com diferentes humores…

…assim como uma série de outros insectos, como escaravelhos, libélulas, vespas, etc, nem sempre simpáticos ou amigáveis, mas capazes de relembrar que nós, humanos, somos peritos em invadir e a destruir habitats e os espaços a eles reservados.

Mas neste mundo meio subterrâneo, de disputa de territórios e por vezes bastante agressivo, a esperança também está presente numa longa pintura que mostra a transformação da lagarta em borboleta através da evolução da crisálida.

Também a Arte é transformação e, no geral, tem o dom de modificar o banal e o indiferente em algo único e que merece o nosso apreço e atenção.

Na verdade, é sempre isso que penso quando entro neste espaço. Realmente ele vale pela diferença.

22 thoughts on “arte subterrânea

  1. Gosto muito. Já estive nesse centro comercial, mas foi talvez há mais de cinco anos. Não me lembro desses murais no parque de estacionamento, pelo que deduzo serem mais recentes.
    Uma grande ideia. 🙂

    Liked by 1 person

    1. Estas fotos foram tiradas em Maio de 2015, pouco tempo depois desta intervenção artística ter terminado, portanto já há seis anos e meio. (O tempo passa depressa……)
      Também acho este trabalho fantástico, especialmente pela inovação e sentido. Eu pelo menos consigo encontrar um sentido para a sua existência.
      Obrigada Luísa e desejo uma boa semana!

      Like

    1. Tenho uma enorme admiração pelos artistas que trabalham em grandes formatos. Este é mais um exemplo que merece a nossa apreciação.
      Obrigada Guida, pela presença e pelas palavras.

      Like

  2. Que trabalho fantástico, não conhecia. Também aprecio muito a arte urbana, quando bem aplicada tem o poder de transformar completamente os espaços, é muito agradável de ver. Obrigada por nos trazer mais um belo exemplar deste tipo de arte.

    Liked by 1 person

  3. Wow, this was a brilliant idea. These spaces are invariably depressing. Have you ever noticed how many violent scenes take place in underground garages in the movies and on TV? So this is the answer: brighten it up! Add some humor and beauty. And they did not hold back – everything is so bold and oversized. Thanks for showing this – excellent photos!

    Liked by 1 person

    1. Penso que neste momento a maioria das cidades já tem um bom “porfolio” de pinturas e faz algum investimento na arte urbana.
      Não conheço as da Covilhã, até porque já aí não vou há alguns anos, mas fico com interesse e certamente as procurarei numa futura visita.
      Muito obrigada.

      Liked by 1 person

Leave a comment