arco-íris

 

IMG_5372a

 

A atmosfera é rica em eventos meteorológicos ou luminosos, que vão de um tranquilo nascer ou pôr-do-sol a um destruidor furacão. Estas situações desencadeiam em nós sentimentos de prazer ou de bem estar, mas igualmente de desconforto, receio ou medo. E muitas vezes de pura indiferença…

Existe porém um fenómeno que tem a capacidade de nos provocar um certo encantamento, como é o caso do arco-íris. Sejamos velhos, novos, sensíveis ou um pouco mais rudes, esse fenómeno retém o nosso olhar como um íman, provocando um sentimento de admiração, talvez um sorriso ou mesmo um certo prazer interior. Os mais fantasiosos facilmente deixam a imaginação tocar-lhe ou percorrê-lo numa breve, longa ou alucinante viagem. Quantos de nós já não fizemos isso!

Sendo o arco-íris um fenómeno óptico, o mais curioso é que cada um verá o seu arco-íris, consoante o lugar onde se encontra. Para uns será maior, para outros menor, eventualmente duplo, de cores fortes ou atenuadas, apenas com algumas cores, etc.

Perante esta realidade…

… sempre que vejo um arco-íris gosto de imaginar a atmosfera não apenas com o “meu arco-íris”, mas igualmente com todos os que estarão a ser vistos por outros observadores naquele momento e região… formando esse conjunto de arcos de luz uma força positiva, envolvente e com a capacidade de melhorar a energia deste nosso planeta ou de atenuar um pouco o sofrimento nele existente.

Uma utopia certamente…mas no mínimo, é uma imagem bonita!

 

(Esta foto foi captada ontem nos arredores de Lisboa)

 

6 thoughts on “arco-íris

  1. há muito não vejo um. a última vez, estava voltando para casa e de dentro de um coletivo ele surgiu entre os prédios altos da cidade, quebrando o cinza que há neles. senti isso, uma poesia em meio ao caos da cidade, do trânsito, das pessoas apressadas, e um gosto imenso de alegria que fechei os olhos! um grande abraço e feliz domingo.

    Like

    1. A magia de um arco-íris é um pouco isso que descreve: a capacidade de nos transmitir uma energia diferente e de nos levar para um lugar mais luminoso, poético e amistoso. É um “intervalo de luz” na corrida do dia-a-dia. Eu fico tão feliz quando vejo um!!
      Obrigada pelas palavras e desejo igualmente um bom resto de domingo!

      Like

    1. Pois…sendo uma ilusão, não começa nem termina…porque não é!
      Diria que ele existe para “embelezar” a natureza… e para alimentar o nosso olhar e a nossa imaginação!!
      Bjs e obrigada!

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s