A atmosfera é rica em eventos meteorológicos ou luminosos, que vão de um tranquilo nascer ou pôr-do-sol a um destruidor furacão. Estas situações desencadeiam em nós sentimentos de prazer ou de bem estar, mas igualmente de desconforto, receio ou medo. E muitas vezes de pura indiferença…
Existe porém um fenómeno que tem a capacidade de nos provocar um certo encantamento, como é o caso do arco-íris. Sejamos velhos, novos, sensíveis ou um pouco mais rudes, esse fenómeno retém o nosso olhar como um íman, provocando um sentimento de admiração, talvez um sorriso ou mesmo um certo prazer interior. Os mais fantasiosos facilmente deixam a imaginação tocar-lhe ou percorrê-lo numa breve, longa ou alucinante viagem. Quantos de nós já não fizemos isso!
Sendo o arco-íris um fenómeno óptico, o mais curioso é que cada um verá o seu arco-íris, consoante o lugar onde se encontra. Para uns será maior, para outros menor, eventualmente duplo, de cores fortes ou atenuadas, apenas com algumas cores, etc.
Perante esta realidade…
… sempre que vejo um arco-íris gosto de imaginar a atmosfera não apenas com o “meu arco-íris”, mas igualmente com todos os que estarão a ser vistos por outros observadores naquele momento e região… formando esse conjunto de arcos de luz uma força positiva, envolvente e com a capacidade de melhorar a energia deste nosso planeta ou de atenuar um pouco o sofrimento nele existente.
Uma utopia certamente…mas no mínimo, é uma imagem bonita!
(Esta foto foi captada ontem nos arredores de Lisboa)
O arco-
íris
que restitui
por vezes
a felicidade
desses melhores
tempos.
LikeLike
Porque não acreditar nessa possibilidade? O arco-íris é poesia.
Obrigada pela presença!
LikeLike
há muito não vejo um. a última vez, estava voltando para casa e de dentro de um coletivo ele surgiu entre os prédios altos da cidade, quebrando o cinza que há neles. senti isso, uma poesia em meio ao caos da cidade, do trânsito, das pessoas apressadas, e um gosto imenso de alegria que fechei os olhos! um grande abraço e feliz domingo.
LikeLike
A magia de um arco-íris é um pouco isso que descreve: a capacidade de nos transmitir uma energia diferente e de nos levar para um lugar mais luminoso, poético e amistoso. É um “intervalo de luz” na corrida do dia-a-dia. Eu fico tão feliz quando vejo um!!
Obrigada pelas palavras e desejo igualmente um bom resto de domingo!
LikeLike
O mistério de nunca se perceber onde termina exactamente… é sempre uma beleza! ❤
LikeLike
Pois…sendo uma ilusão, não começa nem termina…porque não é!
Diria que ele existe para “embelezar” a natureza… e para alimentar o nosso olhar e a nossa imaginação!!
Bjs e obrigada!
LikeLike