experimentações #36

Em 2011, no âmbito da quarta visita ao arquipélago dos Açores e à ilha das Flores nasceu o álbum de férias que hoje partilho e um dos que me é mais querido.

As circunstâncias desta viagem foram muito diferentes das anteriores, seja pelo contexto familiar seja porque a disponibilidade era maior e permitiu conhecer a ilha de uma forma mais profunda e exploratória através de percursos pedestres. Foram por isso umas férias de muitos quilómetros andados, de amplas vistas, de imensos detalhes e de momentos inesquecíveis.

A viagem incluiu inda uma ida à menor ilha dos Açores – a do Corvo – ilha que juntamente com a das Flores, formam o grupo ocidental do arquipélago

Seguindo a linha dos anteriores, este álbum foi idealizado e planeado in loco à medida que os dias iam acontecendo. Alguns desenhos foram realizados no momento e possui também colagens, fotografias, elementos da flora, areia, etc.

Contem ainda um CD com os estranhos e inesquecíveis sons das cagarras (Calonectris borealis), aves que nidificam nestas ilhas e que se ouvem especialmente à noite.

Tal como noutros registos já partilhados, este é também um verdadeiro “guardador de memórias e de emoções”. E cada vez lhe dou mais valor porque, muito honestamente, creio que já não teria paciência para elaborar algo semelhante. Se a Vida e a idade nos alteram as prioridades… também nos alteram a forma de viver e de sentir as férias.

Mas como sempre gosto de acrescentar: nunca digas nunca!

Advertisement

19 thoughts on “experimentações #36

  1. Tuas experimentações me fazem lembrar os tantos livros do século 19, por exemplo, que cientistas, biólogos, também por exemplo, que visitaram o Brasil e mesmo a região onde vivo, o Rio Grande do Sul, e detalharam suas experiências e o que viram e sentiram e até os dias de hoje são referências históricas para entendermos como éramos. É notável teu trabalho e com certeza as experimentações por ti feitas já são referências. Um grande abraço.

    Liked by 3 people

    1. Fico agradecida com a comparação e apreciação. Estes meus blocos são um legado cheio de emoções que um dia ficará para os meus filhos e netos. E dá-me um certo prazer pensar neles nessa perspectiva.
      Muito obrigada Fernando e desejo um bom fim-de-semana!

      Like

  2. Este álbum é uma pequena maravilha, Dulce. Mais que um registo, surge-me como um livro que guarda não apenas as memórias do passeio como da arte e paciência da autora. É precioso legado.

    Liked by 1 person

    1. Creio que sim, que guarda imenso de mim e dos taspectos que me caracterizam.
      E para mim, este e os outros blocos que tenho deste genero são o melhor legado que posso deixar aos meus filhos e netos. São a minha “herança”, porque riquezas não tenho!
      Obrigada Bea e desejo um tranquilo fim-de-semana.

      Like

  3. You know I love your vacation books and I’m glad I saw this one, almost buried in my email. There’s so much variety! I really like the black background of the shearwater page and what a good idea to make a CD! Maps, architecture, birds, landscapes, and rabbits having interesting conversations with crows – wow! Thank you for showing this. I can understand your doubts about being able to do something this elaborate again.

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s