a terra… e o livro!

Imaginemos o Livro do planeta Terra…de formato gigante…infinitas páginas e conteúdo imenso. Seria em tons verde-azul de beleza única…mas já com áreas de sofrimento e destruição.

Demasiado maltratado pelos que o usam e dele abusam, revela danos, falhas e desequilíbrios crescentes, muitos já impossíveis de salvar, restaurar e reverter. Uma dor de alma para os mais atentos.

Mas a Terra continua bela. E o Livro frágil…

Perante tal realidade, está na mão de cada um dos quase oito biliões de humanos que a Terra sustenta, alimenta e dá vida neste minúsculo ponto do Universo, de tratar cuidadosamente das páginas desse gigante livro. Será aí, através das nossas escolhas, acções, cuidado, erros ou indiferença, que escreveremos, ou não, a possibilidade de futuro. Daquele futuro que todos desejamos para as gerações que nos seguem….e para os nossos filhos e netos!

Sendo hoje, 22 de Abril, o Dia Mundial do Planeta Terra e amanhã o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor…os dois decidi juntar, porque ambos são suporte e sabedoria, em ambos fluem histórias e a vida vai acontecendo e sendo partilhada. Ambos merecem respeito e atenção, mais não seja pelo facto de nos permitirem crescer e serem reservas de experiência e de conhecimento.
(Desenho e texto de Dulce Delgado)

28 thoughts on “a terra… e o livro!

    1. Todas as leituras são possíveis em desenhos que não detalham a realidade. E esse olhar da Cris é a mais um a acrescentar!
      Muito obrigada pela apreciação e desejo um tranquilo fim-de-semana.

      Liked by 2 people

  1. Gostei da associação e do desenho. Mas a Terra é de grandiosa importância e muito mais do que um livro, é a nossa matriz. Vivemos sem livros, mas não podemos sobreviver sem a Terra. Ela é o lugar dos homens, fora dela não existimos. Já disse hoje em algum lugar que desrespeitá-la é como bater na mãe, uma maldade sem nome.

    Liked by 2 people

    1. Sem dúvida Bea, são importâncias incomparáveis. Está certíssima em tudo o que diz. Mas isto é uma ficção, apenas uma ficção que tenha aproximar dois elementos realmente incomparáveis. A imaginação tudo permite, não é?
      Na realidade esta terra é a nossa Vida, ou seja, é Tudo!
      Muito obrigada e um bom fim-de-semana!

      Liked by 1 person

    1. Com um pouco de imaginação, tudo pode estar relacionado entre si. Eu gosto desses jogos de ideias e palavras. Mas o que é realmente fundamental é que não esqueçamos a realidade em que vivemos e como cada gesto nosso pode ser importante. Todos os dias.
      Obrigada Fernando e desejo um bom fim-de-semana.

      Liked by 1 person

  2. Uma belíssima reflexão, Dulce, como já nos habituou. Para seguir a sua linha de pensamento e aliar ambas as celebrações, completo ainda que do meu ponto de vista, a educação é o grande passo para a sustentabilidade do planeta e por isso a informação, seja nos meios digitais ou nos mais tradicionais livros têm de chegar aos 8 biliões – e todos sabemos que uma enorme percentagem ainda não acede a este direito.
    Mas em compensação, todos podemos fazer esforços diários para a conservação do que, afinal, é também um pouco nosso 🙂

    Liked by 2 people

    1. Esse ponto de vista do Miguel completa muito bem o post. Sem dúvida que a sensibilização para esta questão passa pela educação e pela potencialidade que ela encerra no sentido de orientar para um novo paradigma; passa pela divulgação de informação verdadeira através de qualquer meio, como o Miguel bem refere; e passa por todos nós e pela forma como funcionamos no nosso dia-a-dia. Porque muitos pequenos gestos juntos podem contribuir para algo maior.
      Obrigada Miguel pela contribuição!
      Bom fim-de-semana!

      Liked by 2 people

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s